Por que Fotografo
Compartilhe
Por que fotografo?
Oi! Nesta última semana estava pensando justamente porque ainda fotografo, se contar o tempo em que fui assistente de fotógrafo já são 33 anos de trabalho.
Lembro bem dos vários casamentos como assistente, uma época bem singular.
Ser fotógrafo era uma odisseia, equipamento MUITO caro, pouco conhecimento adquirido em escolas e cursos, muito treino e perseverança no que realmente seria a boa fotografia. Eu tive um aprendizado diário, pois sou filho de fotógrafos, mas também nesse período quase desisti de ser um. Achava tudo tão distante e impossível, lembro que a profissão não tinha uma valorização tão grande. Olhando para trás muitas histórias boas e ruins, uma que sempre me fez querer ser um agente transformador da fotografia quanto profissional Vou contar bem rapidinho:
Quem me conhece desde a infância sabe que eu não levava desaforo para casa, e num determinado trabalho percebi que o mordomo da casa não parava de me vigiar, já com 13 anos e muita coragem, fui perguntar a ele o que estava acontecendo. Ele prontamente me falou assim: “não queremos que mais cinzeiros sejam roubados”. Assim respondi com rapidez: "Amigo, eu tenho 13 anos e apesar de não ser adepto ao roubo para aumentar o meus brinquedos, também não fumo!" Ele riu e me deixou em paz.
Passei por muitas revoluções na fotografia, uma das mais marcantes, claro, foi a digital. Essa tirou muita gente boa do mercado. Hoje com 44 anos me vejo novamente em uma revolução: a interna!!! Aquela que olhamos para o nosso "eu" e vemos que aprendemos muito, todavia pouco para o quanto o mundo nos oferece.
Sinto-me novamente apaixonado por fotografia, por novos olhares, por novos conhecimentos, por novos horizontes. Nunca achei que tinha atingido minha meta na profissão, mas agora tenho que devolver à fotografia as imagens criadas com mais amor.
Sempre escrevo post sobre referências, mas estarei escrevendo também sobre minha pessoa e minhas histórias. Um abração e deixem seus comentários.